terça-feira, 3 de maio de 2011

Missão Espanha-Inglaterra 11: Channel 4


O tradicional canal comercial da BBC, mas sem fins lucrativos. O que ratifica que ganhar dinheiro, ou tornar a emissora sustentável pela publicidade tradicional, não tem nada demais. Desde que bem estruturada a sua missão e, certamente, com modelos de gestão social e financeira adequados.

Não têm estúdios pois trabalham basicamente com produtores independentes, algo não utilizado pelas nossas emissoras comerciais tradicionais, mas já amplamente utilizado por emissoras à cabo, como o Canal Futura, GNT e outros.

São focados para a inovação, para diversidade social e experimentação, embora mantenham na grade programas tradicionais como seriados norte-americanos e filmes, como forma de atração do seu público-alvo.

Não se preocupam com uma audiência abrangente. Estão satisfeitos com sua audiência de 4 milhões (a BBC tem 50!) pois o objetivo é ser segmentado mesmo, jovens de 14 a 19 anos (algo que não temos por aqui, por exemplo). Mas nas suas pesquisas são vistos como diferentes, modernos e independentes.

Estes dois últimos parágrafos bem que poderiam também ser indicativos para as nossas emissoras universitárias.

Quanto ao quesito interatividade, repetiam as demais visitas: querem trabalhar em connect TV, a interatividade não é muito profunda (e sem preocupação social), querem atuar nas diversas plataformas, pesquisando sobre isso (consoles de games, smartphones, tablets), ênfase em VOD. Também reafirmam que os fabricantes de aparelhos de TV serão protagonistas na questão da interatividade.

Quanto a busca da sustentabilidade, têm boas idéias para as emissoras do campo público: microfinanciamento, diversidade de captação de recursos, audiência a TV linear, doawloads, micropagamentos, parcerias do tipo com YouTube, licenciamentos, fundos governamentais e explorar os novos negócios emergentes.

Não tem vínculos com universidades em co-produção (“deixamos tudo isso para a BBC”).

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