sexta-feira, 20 de março de 2009

Agora vai?

O II Fórum, desta vez, está sendo coordenado pela ABEPEC, ABTU, Astral e ABCCom. Daquela fez, foi do Ministério da Cultura a iniciativa.

É, ao mesmo tempo, mais e menos pretencioso que a primeira edição. Menos pois não reunirá aquele grande número de profissionais, em tantos dias, em um aprofundamento democrático que levou meses. E bastante recursos.

Mas que resultou em um movimento com consistência e unificado à favor da televisão pública do país.

Mas o II Fórum é mais ambiocioso pois agora visa propostas concretas. A partir do que foi discutido e acordado no I Fórum, o que podemos tirar dali em forma de propostas de legislação, indicação de regulamentação pelo executivo, objetivos mensuráveis?

Além de já ser uma primeira instância para a Conferência Nacional de Comunicação, em dezembro desse ano.

Na primeira etapa, mesas-redondas vão discutir os temas norteadores do II Fórum. Representantes das entidades, convidados e delegados da Pró-Conferência de Comunicação vão se reunir nos dias 26 e 27 de março, em Brasília, para dar o primeiro passo.

Olhem aí os temas:

REGULAMENTAÇÃO – A regulamentação da Constituição (arts. 220,221 e 223). Alternativas para legislação no Campo Público de Televisão.

TV DIGITAL - Transformação dos canais públicos criados pela lei do Cabo em redes abertas de radiodifusão.

FINANCIAMENTO – Possibilidades além dos recursos orçamentários.

TV DIGITAL – Infra-estrutura técnica operacional única (operação em rede) e multiprogramação.

PROGRAMAÇÃO DE TV PÚBLICA – Novos parâmetros de medição de performance das emissoras que contemplem os objetivos da TV Pública e criação do Instituto de Pesquisa para o campo público.

PROGRAMAÇÃO DE TV PÚBLICA – Novos modelos de produção – produção independente, regionalização da programação, conteúdos multi-plataforma, interatividade e multiprogramação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário