terça-feira, 24 de março de 2009

Minas tem mais de 1/4 das TVEs

Outro dia, fazendo um trabalho acadêmico, tive a necessidade de ir ao site da Anatel para listar as emissoras educativas que existem no Plano Básico de TVs.

Bom, eu já esperava o resultado de tanto ouvir dizer mas, particularmente, nunca conferi. Pois é: existem, oficialmente, pelo plano, 310 televisões educativas distribuídas pelo país. Mas essa não é uma distribuição equilibrada.

Minas Gerais, sozinha, tem 85 emissoras, ou seja, 27% de todas as emissoras educativas brasileiras. O número de TVEs mineiras supera em 34% o estado de São Paulo, o segundo colocado, com 54 emissoras. Só Minas Gerais tem mais emissoras que toda a região sul e centro-oeste. E, com mais uma, teria o mesmo número de TVs das regiões norte, nordeste e centro-oeste, somadas. Além de representar mais de 50% da região sudeste.

E nem estão inclusas as RTVs, retransmissoras dos sinais das TVs e o Plano de Reserva TV/RTV, que prevê a entrada de novas emissoras. Nesse plano, Minas Gerais igualmente lidera o ranking, com mais 86 outorgas na fila, 20% do total em todo o Brasil

Uma prova contundente de como os políticos mineiros foram eficientes.

Foram?

Um comentário:

  1. Agora valeria seguir a pesquisa pra saber quanto essas TVEs produzem e quanto apenas retransmitem. É uma rede de produtoras ou de reprodutoras?

    ResponderExcluir