quinta-feira, 2 de julho de 2009

Comunicação Pública pelo mundo

O Coletivo Brasil de Comunicação Social, mais conhecido como Intervozes, acaba de lançar um livro que todos nós temos a obrigação de ler: “Sistemas públicos de comunicação no mundo: a experiência de doze países e o caso brasileiro”, da Editora Paulus.

Essas pesquisas são fundamentais para entendermos nosso lugar.

O livro me despertou a curiosidade sobre as TVs universitárias no mundo. Não no sentido de sua existência, comprovada em vários lugares. Mas em comparação com a experiência brasileira, de uma rede, como acontece com a RITU, a Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária.

Ou mesmo uma associação de TVs como a ABTU.

Perguntei ao Jonas Valente, do Conselho Diretor do Intervozes, se, durante a pesquisa, tomou contato com experiências de TVs universitárias. "Infelizmente, naquele livro que fizemos nos restringimos apenas às grandes corporações públicas dos países e de dados que estavam mais disponíveis, como o número de emissoras ligadas a universidades nos EUA", me respondeu por e-mail. "Acho que um estudo mais apurado sobre esta realidade seria de grande valia."

Ao que tudo indica, a nossa experiência é inédita no mundo. A apurar. Se confirmado, temos que procurar canais para divulgar.

Alguém tem mais notícia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário