quinta-feira, 23 de julho de 2009

Petrópolis terá Canal Universitário exemplar

A convite da Universidade Católica de Petrópolis, visitei a cidade histórica na região serrana do Rio de Janeiro. Mas não fui para turismo e sim para receber uma boa notícia.

Aliás, mais de uma.

É que a universidade está bem empolgada em fazer uma bela televisão universitária. Como posso falar isso com tanta antecedência, já que ainda estão nos primórdios do desenvolvimento?

Porque nunca estive com uma equipe tão completa assim, em uma mesa, para falar sobre o desenvolvimento de uma televisão universitária.
Além do Reitor, Eng. José Luiz Rangel Sampaio Fernandes (na foto, com esse escriba), no encontro estavam o Diretor do Centro de Engenharia e Computação, Giovane Quadrelli, a Coordenadora do Curso de Engenharia de Telecomunicações; Cristina Quesnel, a Coordenadora da Secretaria de Assuntos Comunitários, Josília Fassbender, o Gerente de Informática, Leonardo Dalcero, a Coordenadora Geral de Extensão e Pós Graduação, Flavia Quadrelli, e a coordenadora de marketing, Kátia Manangão, essa com ampla experiência em televisão. E a idéia é envolver todos os cursos, colocar bastante conteúdo da RITU e ainda convocar as outras universidades locais para implantar o canal universitário de Petrópolis. Além de desenvolver pesquisas em TV Digital.

Perceba nos cargos presentes na mesa. Como sempre defendo, é assim que se faz. É muito difícil fazer televisão universitária sem envolver boa parte da universidade. Por um lado, para que ela não fique refém de um determinado departamento da instituição e suas inevitáveis instabilidades políticas. Por outro, com a convergência de mídia batendo em nossa porta, é fundamental o envolvimento da turma de TI e engenharias de telecomunicações. Além, é claro, de pensar, desde o princípio, a televisão universitária como o principal expoente do tripé da educação superior: ensino, pesquisa e extensão.

Tudo isso está refletido na equipe que quer colocar a TV da UCP no ar, no cabo e na rede.

E lembro que eles não tem um curso de comunicação social, o que torna a iniciativa ainda mais valorosa pois nada será facilidado no início.

A seguir esse caminho, será um belo exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário