segunda-feira, 14 de março de 2011

Missão Espanha-Inglaterra 8: Universitat Pompeo Fabra


Dentro do Distrito 22, em Barcelona, centro com 20 quadras de empresas de comunicação, centros acadêmicos, emissoras de radiodifusão, a universidade se dedica ao estudo do setor, inclusive com um doutorado em comunicação. Tem também um observatório de produção audiovisual focado na Catalunha. Um bom exemplo do uso da rede mundial que, ao mesmo tempo preserva e mantêm em um sítio algo de grande importância regional, ao mesmo tempo o deixa a disposição para a comunidade planetária. Seria possível fazer algo semelhante somente da produção audiovisual universitária? Ou mesmo só de Belo Horizonte, por exemplo? Seria algo importante a ser fomentado?

Investigam especialmente a documentação digital e a comunicação interativa, ambos assuntos mal tocados pela academia brasileira. Certamente, podem ser também pela academia européia e somente eles (ou poucos deles) façam isso. Mas , no mínimo, uma janela para convênios e intercâmbios acadêmicos.

Estão agora discutindo a transmídia. Mas, do meu ponto de vista, me parecem apenas que estão iniciando enquanto no Brasil já há grupos mais avançados.

É uma universidade com produção audiovisual, o que nos interessa diretamente, mas não com o fluxo necessário para se caracterizar como televisão ou uma produtora independente. No entanto, cobram para produzir de algumas empresas interessadas, e remuneram os estudantes com isso. Certamente, tudo dentro de um protocolo. Algumas televisões universitárias brasileiras já fazem isso, mas em um número bem menor do que seria necessário. As nossas universidades que produzem TV ainda não despertaram para esse modelo de negócio. A ABTU ainda tateia nesta direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário