quarta-feira, 22 de abril de 2009

Reitores do Futura sabem das coisas

Sexta-feira passada, dia 17 de abril, participei do III Encontro dos Reitores das Universidades Parceiras do Futura.

O evento não poderia ser em um lugar mais aprazível que, por sinal, é o nome da rua onde fica o belíssimo casarão com uma vista estupenda do Rio de Janeiro, no bairro de Santa Teresa.

O Canal Futura, que se baseia nas televisões universitárias para a sua expansão, gosta de trazer os dirigentes para dar um relato no que eles estão investindo.

Infelizmente, vão menos reitores do que eu gostaria. Mas os que vão parecem saber da importância das suas emissoras. E como projetos como o Canal Futura podem ser bons - em vários sentidos - para as suas instituições.

Ainda são exceções. E a instabilidade do reitorado para as suas emissoras produz instabilidade para o segmento como um todo. E o Canal Futura também se preocupa com isso.

Aproveitei para falar da importância do engajamento das reitorias. É preciso que as TVs Universitárias sejam fortalecidas internamente, gerando menos instabilidade administrativa, financeira e de programação.

Aquele momento dá continuidade a campanha da ABTU nesse sentido. Já fui ao Conselho de Reitores Brasileiros - CRUB (onde devo voltar em breve), na Associação Brasileira de Reitores de Universidades Comunitárias - ABRUC, na Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais - ABRUEM e na Associação Nacional de Escolas Católicas. E o próximo Fórum da ABTU poderá ser realizado no CRUB.

Também falei de TV Digital. E que é necessário o esforço dos reitores brasileiros para darmos continuidade na conquista do canal universitário, iniciado na lei do cabo, para o espectro aberto digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário