quarta-feira, 17 de junho de 2009

Cristóvão Buarque quer ser o relator do Canal da Universidade

O Senador Cristóvão Buarque quer ser o relator do PL 277/2007 quando ela chegar ao Senado. A afirmação foi feita no encontro que tivemos nesta terça-feira, junto com o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, Prof. Gilberto Selber, e parte da nova diretoria do CRUB.

A afirmação foi feita depois de expormos o resultado do II Fórum Nacional de TVs Públicas onde a principal reivindicação das TVs universitárias é garantir o sinal aberto, no mesmo modelo da Lei do Cabo: compartilhamento das IES do município, de forma autônoma e independente. O Senador, que participou do II Fórum, quer se unir ao Senador Renato Casagrande que, no encerramento do evento, assegurou que é totalmente favorável.

Ficou claro, inclusive, que o Canal da Universidade NÃO É o mesmo que o previsto Canal da Educação, do MEC, que prometeu uma sub-frequência para as universidades federais e algumas outras convidades. O canal do MEC tem caráter nacional, com cabeça-de-rede em Brasília, gerido pelo ministério. A reivindicação do Canal da Universidade é o inverso, com ênfase na regionalização, gerida na localidade, como acontece no cabo.

O PL 277/2007 é o projeto de lei que regulamenta os canais do Poder Executivo na TV Digital Terrestre. Na proposta, são previstos 8 canais e o Canal da Universidade seria o nono.

Não tem desculpa. Há espaço. Na proposta inicial, do Dep. Inocêncio Oliveira, estavam previstos 10 canais (do 60 ao 69) e, por isso, eles continuam reservados na Anatel.

A PL 277 está em fase terminativa na Câmara e segue em breve para o Senado.

Um comentário:

  1. Este Fórum está dando frutos. É bom saber que depois de quase 15 anos a TV Universitária Brasileira está sendo reconhecida pelo legislativo!

    ResponderExcluir