terça-feira, 2 de junho de 2009

Qual a avaliação do II Fórum?

Com a bela cobertura feita pela turma da ABTU (que pode ser conferida aqui e, com todos os videos, aqui), acredito que cada um poderá ter a sua conclusão. Digo isso porque já ouvi várias opiniões, das mais desoladoras, vendo o II Fórum como um retrocesso, assim como as mais entusiasmadas, do tipo "agora vai!"

Eu acredito que foi muito bom para as TVs universitárias. Não chego ao ponto do "agora vai!", e acho que ainda está bem distante. Mas alguns importantes passos foram dados.

O primeiro deles é a presença e a disposição do presidente do CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, Reitor Gilberto Selber. Pela primeira vez, um representante dos reitores brasileiros sai em defesa das suas televisões universitárias, e de forma veemente e segura. Vale conferir. Só essa aproximação e compromentimento já valeria o Fórum para nós.

Outro passo foi o também comprometimento do vice-presidente do Senado, Senador Renato Casagrande, no encerramento, com a necessidade das IES terem seu canal na TV Digital aberta, nossa principal reivindicação. Lembrando que, em breve, irá para aquela casa a PL 277, que poderá regulamentar isso.

Também ratificamos a importância das universidades no trabalho do futuro Instituto de Comunicação Pública, se bem que sempre me pareceu óbvio.

Por fim, o Fórum é mais um passo na consolidaçao do segmento. Agora são mais deputados e senadores informados (deve, inclusive, surgir uma frente parlamentar nesse sentido), novos agentes de multiplicação envolvidos, mais entrosamento entre os antigos parceiros.

Aliás, no nosso caso específico, uma aproximação ainda maior com o Intervozes, que tem sido um aliado importante, tanto em nos escutar quanto nos ensinar.

Claro que poderia ter avançado mais. Sempre pode. Mas os avanços desse evento específico foram satisfatório para mim.

E você, o que acha? Para ajudar, a Carta de Brasília II está na íntegra na reportagem da ABTU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário