quarta-feira, 27 de maio de 2009

CRUB incentiva e MEC apoia: resultados do primeiro dia do II Fórum

No primeiro dia do II Fórum, a primeira grande vitória.

Na abertura do evento, o presidente do Conselho de Reitores de Universidades Brasileiras, Prof. Gilberto Selber, afirmou categoricamente o apoio das universidades às televisões universitárias.


Sua fala foi firme e motivadora. E, em entrevista para a cobertura do Fórum, ainda incentivou o engajamento de todas as reitorias para dar uma atenção mais do que especial aos projetos de televisão universitária, como projeto fundamental para o ensino, a pesquisa, a divulgação científica e a extensão social.

Esse, sem dúvida, é um momento histórico para a ABTU.

Outros destaques importantes:

A campanha "Universidade na TV Digital Aberta Digital" foi lançada, timidamente, mas diversos participantes das mesas reafirmaram a necessidade das instituições de ensino superior terem garantido o seu direito de estarem, plenamente, na TV Digital.

E tivemos a afirmação do secretário de educação a distância, Carlos Bielschowsky, justamente na mesa sobre a migração dos canais de acesso público para a TV Digital que:

* o MEC apoia a reivindicação do canal próprio das universidades;

* que no canal da educação, administrado pelo MEC, na sub-frequência que será destinada à produção das televisões universitárias das IES federais e públicas, em geral, (com mais algumas que eles considerarem 'dignas'), terá um conselho onde a ABTU terá acento.

E secretário falou isso, pelo menos duas vezes, durante a sua fala. Ao final, pedi para que repetisse, para ficar bem claro à pláteia. Embora tenha sido transmitido ao vivo e, certamente, gravado.

Não tenho dúvidas sobre a complexidade de nossos pleitos. Embora entusiasmado aqui, sei que são pequenos passos ainda do que temos a enfrentar.


Mas me deixo levar um pouco pelo entusiasmo. Minha expectativa era de um passo. Demos uns cinco.

Tá bom para começar.


Tudo isso que falei está muito bem coberto pela excelente equipe de cobertura que está abastecendo o site. Náo deixe de acompanhar e confirmar.


E dar a sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário