quinta-feira, 7 de maio de 2009

Reitores mais perto das TVs Universitárias

Participei, ontem, dia 6/5, como convidado especial do Seminário do CRUB.

Foi um privilegiado espaço aberto dentro do evento "Os SINAES e a Estrutura Regulatória Vigente”. Dezenas de reitores, pró-reitores e acadêmicos estiveram na sede do Conselho, em Brasília.

Apresentei a ABTU, as TVs universitárias e a necessidade de sua institucionalização, RITU, TV Digital e a nossa briga pelo sinal aberto, II Fórum de TVs Públicas, Conferência Nacional de Comunicação, sustentabilidade, Sebrae. Também aproveitei e entregei um documento relativo à temática do Seminário, com propostas de valorização, nas avaliações institucionais do MEC, das instituições que tenham TV Universitária. Tal proposta integrava o kit distribuido à todos, que ainda tinha o nosso folder instituicional, o da RITU, a Carta aos Reitores (que fala da questão da TV Digital e o Canal da Educação).

Já é a terceira vez que vou ao Conselho e cada vez sou recebido melhor.

A diretoria muda hoje e o novo presidente é o Reitor da Unicastelo, Prof. Gilberto Selber.

Que, por sinal, continuou a boa receptividade do seu antecessor, Prof. Gilberto Garcia.

O CRUB vai, entre outras metas, criar "células temáticas" onde especialistas vão produzir propostas para que o Conselho estabeleça posições políticas e produza ações de efeitos claros. O seminário sobre SINAES é o primeiro exemplo.

E o Prof. Selber já anunciou que as televisões universitárias serão uma dessas "células".

Com isso, fortalece a idéia de realizarmos o nosso XI Fórum Nacional de Televisão Universitária no CRUB, ainda no segundo semestre, com total apoio do Conselho, contando, inclusive e principalmente, com a presença de reitores. O Reitor Gilberto Selber apenas pediu um tempo para que, efetivamente, assumisse o cargo e estabelecesse um cronograma.

E, de quebra, ainda saí com duas promessas de afiliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário