quarta-feira, 13 de maio de 2009

Presidente do CRUB vai ao Fórum, mas foco em Instituto preocupa

A boa notícia: o Presidente do CRUB, Conselho de Reitores de Universidades Brasileiras, Reitor Gilberto Selber, confirmou que estará no II Fórum de TVs Públicas.

É um ato simbólico de enorme importância. A principal entidade brasileira das IES está dizendo que a Universidade está atenta a questão das televisões do campo público, em especial o que se pretende fazer com a televisão universitária, uma conquista deste segmento.

E isso é fundamental, ainda mais quando vemos uma notícia como a publicada no Tela Viva News. Sempre precisos, traçam com exatidão uma síntese do que será o nosso Fórum. O que me preocupou está na última linha: "Por fim, o evento deve abrigar a discussão de novos parâmetros de medição de performance das emissoras e propõe a criação do Instituto de Estudos e Pesquisas de Comunicação Pública."

Apoiamos integralmente a criação do Instituto, é uma das reivindicações da Carta de Brasília, mas está longe de ser a principal preocupação do Fórum, para se ter tamanho destaque. Sequer está entre os temas-eixos propostos pelas entidades organizadoras (ABEPEC, ABTU, Astral e ABCCom).

Espero que tenha sido apenas uma frase deslocada e desproporcional e não um indício de uma nova EBC, o único resultado concreto do I Fórum dentre inúmeras outras proposições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário