terça-feira, 24 de novembro de 2009

XI Fórum Nacional de TVs Universitárias destaca a função das TVs Universitárias nas IES

Os resultados obtidos com o XI Fórum de TVs Universitárias superaram as expectativas da diretoria da ABTU. Em Brasília, 68 pessoas ligadas às áreas de educação e comunicação contribuíram para os debates como o desempenho da TV universitária no desenvolvimento de projetos de ensino, a luta pelo espaço na TV aberta, institucionalização e orçamento das emissoras e questões ligadas à legislação do setor.
O Fórum terminou no dia 13 de novembro e a conclusão dos três dias debate está na Carta de Diretrizes das Universidades Brasileiras, que a ABTU disponibiliza na íntegra pelo site. Em entrevista, o presidente da ABTU destaca os principais momentos do XI Fórum e dá sua opinião sobre as participações no evento.
Qual a sua impressão sobre o XI Fórum Nacional de Televisão Universitária?
A impressão foi ótima. Os objetivos foram alcançados, com folga. O primeiro objetivo, estabelecer um diálogo com os reitores. Na abertura, os principais dirigentes das entidades dos reitores, em especial CRUB, ABRUEM e ABRUC, falaram para uma platéia cheia de outros colegas reitores e ratificaram a importância das TVs Universitárias como instrumento de ensino, pesquisa e extensão. Vários reitores estiveram em outras mesas e na plenária por todo o evento. Falamos e escutamos muito das demandas e potencialidades das TVs universitárias. Em especial, o discurso do Reitor José Geraldo de Souza Júnior, da Universidade de Brasília, foi uma verdadeira aula sobre como ter a TV Universitária também como uma ferramenta de gestão. Quanto ao segundo objetivo, a troca de experiências foi muito salutar, muitas vezes dita pelos próprios reitores mantenedores. Todas as mesas trouxeram informações que impactam diretamente o cotidiano da emissora, trazendo novas referências operacionais que facilitam o dia-a-dia. E, por fim, as oficinas capacitaram os nossos colegas em diversos temas que estão emergentes na televisão atual.
Quais diferenças foram notadas deste em relação às outras edições?
Certamente a presença dos reitores e o fato de fazermos em sua própria casa, o CRUB. O apoio dos reitores está cada vez mais consolidado. A volta das oficinas também é um ponto a se destacar.
Quais foram as discussões mais marcantes e importantes para a TV universitária?
O XI Fórum resultou na "Carta de Diretrizes das Televisões Universitárias Brasileiras", documento que, em grande parte, é resultado das próprias opiniões dos reitores, sintetizadas. O documento será encaminhado as entidades dos reitores para a sua discussão e debate. Em destaque, as sugestões dos reitores que as TVs sejam institucionalizadas dentro das IES, com orçamento próprio e integração ao PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e a luta pelo canal de TV Digital aberto.
O que o senhor espera para o próximo Fórum?
No mínimo, a continuidade com os reitores. E o avanço no que a Carta de Diretrizes já possa ter produzido e o que ainda é preciso de mais debate e experimentações.

Confira a íntegra da Carta de Diretrizes das Universidades Brasileiras para a Televisão Universitária. Clique aqui

http://www.abtu.org.br/arquivos/word/189_carta_de_diretrizes_do_xi_forum.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário