quarta-feira, 5 de agosto de 2009

TV Unifor: quando a integração funciona

Aproveito o encontro com a Enecos (sobre o qual vou escrever mais tarde, pois são muitas as temáticas) para visitar a TV Unifor, emissora da Universidade de Fortaleza.

Está prestes a completar os quatro anos e começa a passar por aquela fase de desligamento de suas origens, geralmente o curso de comunicação, os laboratórios etc.

Com espaço físico e equipamentos próprios, está colhendo os frutos dos bons resultados dos anos anteriores.

Dois que gostaria de salientar, como exemplo. O primeiro é a abertura para projetos de toda a escola. Se a proposta de programa ou video é boa, e ainda vem acompanhada de uma solução de viabilização (desde o uso dos professores e estudantes até mesmo o de recursos de fora da estrutura da TV), é bem vinda.

Defendo que essa disponibilidade não é somente uma opção generosa da TV, mas uma estratégia de sobrevivência da emissora. Se a TV estiver capilarizada por toda a estrutura da escola, tem menos possibilidade de abalos em terremotos ocasionais e localizados, como mudança de coordenadores de cursos e reitores.

A outra é a preocupação, já transformada em ação, de diversificar a exibição da produção. Os programas, além de ocuparem o canal universitário de Fortaleza, ainda abastecem a TV educativa da cidade, as emissoras comerciais pertencentes ao grupo mantenedor da universidade e ainda mandam material para o Canal Futura.

E, conforme a Profa. Helena Cláudia, coordenadora da TV, a proposta é ir mais além.

Aliás, sair no campus da Unifor com a Helena é gratificante. Cumprimentada com um sorriso todos os funcionários, professores e alunos, a sua simpatia empresta à TV esse caráter de integração que ela precisa ter.

Também conversei com a Profa. Fátima Maria Fernandes Veras, reitora da Unifor, pedindo o de sempre: apoio as causas políticas da ABTU. A reitora foi muito simpática e já desenhou maneiras que poderá ajudar nossas reivindicações, como a sensibilização dos políticos ceareses.

Helena Cláudia (ao centro) e parte da equipe da TV Unifor: Isabela Gurgel, Meire Viana, Sabrina Rodrigues, Hélio Alves e Rafael Cartano


Nenhum comentário:

Postar um comentário