sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Missão Espanha-Inglaterra 1: Missão possível e as TVs Universitárias em novos tempos

Como vocês ja devem saber pelo Boletim da ABTU (você ainda não é assinante gratuito? Mandejá um e-mail para boletim@abtu.org.br e peça para colocar seu importante nome no nosso mailling), estivemos em uma missão oficial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O MDIC organizou uma missão para Espanha e Inglaterra, entre os dias 23 e 30 de outubro, com o objetivo de promover, com base no intercâmbio e cooperação com a União Européia, o desenvolvimento de ações e projetos para estimular e desenvolver a indústria de conteúdos audiovisuais digitais interativos no Brasil nas áreas de TV Digital, videojogos e celulares. Tendo em vista a atuação em áreas comuns ao deste projeto, ministério convidou-me , representando a nossa entidade, para fazer parte da comitiva que reuniu apenas cerca de 20 especialistas de todo o Brasil.

A missão objetivava também colher informações e idéias para serem usadas como subsídio para a construção de um novo plano nacional para estas três áreas e para a convergência de mídias de curto, médio e longo prazo. Tal plano será apresentado ao novo governo e pretende também viabilizar um movimento que incentive a exportação e a internacionalização de pequenas e médias empresas, transformando o país em um pólo de produção audiovisual nestes segmentos.

Na visita, a Universidad CEU Cardenal Herrera e o ITI – Instituto Tecnológico de Informática, da Universidad Politécnica de Valencia, na Espanha; a CCRTV – Interactive, o Parque Barcelona Media, a Universitat Pompeo Fabra, a Boombang Games, e a sucursal da Ubisoft, em Barcelona; a BBC (foto), o Channel 4, a ITV e a empresa S&T em Londres.

Como há muita coisa para socializarmos, vamos fazer isso aos poucos. O objetivo é multiplicar as experiências vividas nestes dois países aos afiliados da entidade. Não há dúvidas que a missão deixa uma esperança para as TVs Universitárias: poucos estão se atentando para um novo caminho da comunicação audiovisual, que não é internet e tão pouco o modelo tradicional que conhecemos. E são esses caminhos que a universidades podem explorar fortalecendo seu tripé de ensino, pesquisa e extensão, certamente utilizando suas emissoras para isso.

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