sábado, 2 de maio de 2009

Exs-TVs Universitárias chegam lá.


Esta semana, (re)conheci uma ex-estudante que ajudou, junto com Profa. Sandra Freitas e um punhado de colegas empenhados e criativos, a fundar e estruturar uma das representativas TVs Universtárias do Brasil, há mais de 10 anos atrás. É a jornalista Nathália Bini, vinda da PUC TV, que integra o canal universitário de Belo Horizonte (e abastece a programação da TV Horizonte, inclusive bancando seu telejornal diário).

Nathália Bini deu uma palestra para os meus alunos. Começou falando da sua origem, o que mostra o seu orgulho. Teve ótimas passagens pela Globo no interior de Minas, consolidou sua carreira na TV Alterosa (retransmissora do SBT em BH), e, há três meses, voltou ao campo público na TV Assembléia, devidamente concursada. Na foto (de divulgação), Nathália está à esquerda. Já é apresentadora do Assembléia Debate.

É uma vencedora e retorna ao campo público para ter mais liberdade. Natália sabe dos limites da emissora do Legislativo, mas que eles são bem mais largos que na TV comercial.

O encontro com a jornalista me anima a tirar um antigo projeto da gaveta. Afinal, de vez em sempre encontro ex-TVs Universitárias em posições de destaque e, invariavelmente, levando a postura com que conviveu na emissora da escola para o seu trabalho.

Você conhece mais alguém assim? Que tal indicar para que possamos fazer um perfil dele (a) aqui? Uma galeria de ex-TVs Universitárias que, agora, já encontram seu espaço, mas que tem, lá atrás, as suas referências como esteio...

E como chamaríamos essa seção na página da ABTU?

2 comentários:

  1. Bem legal a iniciativa, Cláudio. Da TV USP em São Paulo também saiu muita gente legal. Uma delas é o Alexandre Klemperer, que dirigiu o nosso "2 Apês" e está fazendo carreira como assistente de Direção nas novelas e minisséries da Globo.
    Podíamos promover um encontro desses personagens no próximo fórum....

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cláudio. Fiquei muito feliz pela descrição que fez do bate- papo que tive com os estudantes. E, como você bem frisou, tenho muito orgulho de ter começado por uma TV Universitária. Adorei a idéia de montar a galeria de ex-tvs universitários. Tenho vários nomes para indicar. Só daqui de BH, ex-PUCTV, temos: Letícia Renna(atualmente apresentadora do Globo Esporte na Globo Minas), Cristiane leite ( Repórter da Globo Minas e de rede do Bom Dia Brasil e Jornal Hoje); Viviane Possato ( Globo Minas), Eudes Júnior( hj na Band em SP)... que tal colocarmos essa idéia da galeria em prática? Pode contar comigo! Abs!!!

    ResponderExcluir